Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/httpd/htdocs/amantebr/blog/wp-settings.php on line 512 Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/httpd/htdocs/amantebr/blog/wp-settings.php on line 527 Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/httpd/htdocs/amantebr/blog/wp-settings.php on line 534 Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/httpd/htdocs/amantebr/blog/wp-settings.php on line 570 Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/httpd/htdocs/amantebr/blog/wp-includes/cache.php on line 103 Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/httpd/htdocs/amantebr/blog/wp-includes/query.php on line 61 Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/httpd/htdocs/amantebr/blog/wp-includes/theme.php on line 1109 Clube Amantes da Ferrovia - Diário de Bordo
Clube Amantes da Ferrovia

Clube Amantes da Ferrevia

Diário de Bordo

22.02.2010 às 08h29 - por jrferrari

Levei minha filha para fazer o passeio trem das montanhas Viana - Araguia quero colocar uma foto linda dela na janela do trem.

Arquivado em Relato de Viagens

Trem das Montanhas Cabixabas

às 08h29 - por Alejandra

Litorina MH7002

Litorina MH7002

Arquivado em Relato de Viagens

Tunel de Bambu

às 08h29 - por Alejandra

Tunel de bambu

Tunel de bambu

Arquivado em Relato de Viagens

Saida do tunel

às 08h28 - por Alejandra

Trem das Montanhas Capixabas

Trem das Montanhas Capixabas

Arquivado em Relato de Viagens

colocaçao mercado de trabalho

17.02.2010 às 12h51 - por paulo cesar vieira do nascimento

Eu Paulo c.v. nascimento aposentado com varias experiencia em diversa ferrovias do Br. cvrd,vale,ferronorte,ferrobam,brasil ferrovia, todas trabalhando como maquinista,e frequentado simuladores vale e mrs. tenho disponibilidade para trabalhar em todo Brasil.

Arquivado em Relato de Viagens

Carro Dormitório-cabine aço carbono da RFFSA-CENTRAL - FASE 1 - VERMELHO ÓXIDO

27.01.2010 às 07h58 - por heliojr

carro-dormitorio-cabine-da-rffsa-central-fase-1-e-deposito-de-locomotivas

O ano é 1965, numa fase da RFFSA que poderia ser denominada FASE - PRÉ DIVISÕES OPERACIONAIS, ou seja, uma fase anterior ainda, às Divisões Operacionais da RFFSA, fase esta na qual a RFFSA deu início à sua produção de carros de aço carbono para passageiros, nas oficinas de Trajano de Medeiros, Rio de Janeiro, no Horto Florestal em Belo Horizonte e em Valença - RJ, sendo essas as oficinas originárias da Central do Brasil, sendo a partir dos anos de 1960 pertencentes à RFFSA. Foi neste ano de 1965 que este magnífico Carro Dormitório-cabine em aço carbono fora construído, nas oficinas de Trajano, para integrar a composição do Trem do Sertão, na antiga Linha Belo Horizonte - MG a Monte Azul - MG, divisa de Minas com a Bahia, linha em bitola métrica (1,00 m). A partir do ano de 1969, este veículo se tornou parte da RFFSA - 6ª Divisão Central. Como se sabe, através de registros históricos, a 6ª Divisão Central possuia bitola tanto larga (1,60) quanto métrica (1,00 m) e a sua parte de bitola métrica, em 1973 se tornou a 14ª Divisão Centro Norte da RFFSA. A 14ª Divisão Centro Norte, no final de 1975, se fundiu com a 5ª Divisão Centro Oeste também da RFFSA de origem da Viação Férrea Centro Oeste, dando origem à Superintendência Regional Belo Horizonte ou Superintência Regional 2 - SR2. Existe a séria possibilidade de este Carro Dormitório-cabine em sua fasse RFFSA - 6ª Divisão Central ou mesmo como RFFSA - 14ª Divisão Centro Norte ter servido na composição do Rápido Vitória a Minas pelo ano de 1975.

Hélio dos Santos Pessoa Júnior

Para maiores informações, visitem meu blogspot: http://tremriodoce.blogspot.com

Arquivado em Relato de Viagens — Tags:

Carro Poltrona-Leito da RFFSA - Regional Belo Horizonte - SR2

25.01.2010 às 07h39 - por heliojr

A história deste Carro Poltrona-Leito da RFFSA - Regional Belo Horizonte é a mesma descrita sobre o Carro Dormitório-cabine, cuja origem remonta ao tempo da RFFSA - 6ª Divisão Central, ou seja, a Central do Brasil como Divisão Operacional da RFFSA e foi construído também nas oficinas de Trajano, no Estado do Rio de Janeiro. Era a excelência em serviços prestados aos passageiros também da E.F.Vitória a Minas, pois o mesmo, ou pelo menos o de sua linhagem, também serviu na composição de passageiros do Trem Rio Doce Rápido Vitória a Minas até o ano de 1983, ano fatídico no qual o Trem Rio Doce Rápido Vitória a Minas foi extinto, restando apenas o Expresso Rio Doce diúrno, de Vitória - ES à Itabira - MG e vice-versa. Vale lembrar, aqui, que a antiga linha do ramal de Nova Era - MG, fazia parte integrante da 6ª Divisão Central em sua parte de bitola métrica, sendo parte da malha que, em 1973, se tornou a 14ª Divisão Centro Norte, juntamente com a linha Belo Horizonte a Monte Azul, passando por Montes Claros.

copia-de-carro-poltrona-leito-da-rffsa-regional-belo-horizonte-sr2-e-deposito-de-locomotivas2

Arquivado em Relato de Viagens

Carro Dormitório-cabine aço carbono da RFFSA - Regional Belo Horizonte - SR2

às 07h34 - por heliojr

carro-dormitorio-cabine-da-rffsa-regional-belo-horizonte-sr2-e-deposito-de-locomotivas1

As curiosidades históricas a respeito deste Carro Dormitório-cabine são incríveis e admiráveis, em se tratando da própria história das grandes ferrovias do Brasil.  Entre elas, a Estrada de Ferro Central do Brasil - E.F.C.B, a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima - R.F.F.S.A e a própria Estrada de Ferro Vitória a Minas - E.F.V.M da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD, tiveram suas histórias marcadas pela tradição e conforto de carros como este da foto. A origem deste Carro Dormitório em aço carbono, vem desde a antiga Central do Brasil já como ferrovia co-ligada à RFFSA e dependente desta última, uma vez que a Central do Brasil fora encampada pela RFFSA em 1957. A partir da década de 1960, a RFFSA-Central deu início, nas oficinas de Trajano, no Estado do Rio de Janeiro, à sua produção de carros de aço carbono para passageiros, como este da foto e, no ano de 1969, a Central do Brasil passou a constituir uma das Divisões Operacionais da RFFSA, a 6ª Divisão Central, que consistia de bitola (distância de um trilho ao outro) tanto larga (1,60 m), quanto métrica (1,00 m), ou seja, toda a famosa Linha do Centro oriunda da E.F.C.B em 1856, na Estação Dom Pedro II, no Rio de Janeiro - RJ, até Monte Azul - MG, bem como os ramais que partiam da Linha do Centro, como o ramal de São Paulo, que partia de Barra do Piraí - RJ e outros tantos ramais e, como não poderia deixar de ser, o famoso ramal de Nova Era - MG, que parte de Sabará - MG até a cidade de Nova Era - MG e correspondia com a Linha tronco da E.F.V.M. E é aí que entra, de forma particular, a história deste Carro Dormitório-cabine, pois foi um idêntico a este da foto, inclusive da linhagem DC - 201 à DC-209 de origem RFFSA - 6ª Divisão Central, que serviu na composição do Trem Rio Doce Rápido Vitória a Minas da EFVM-CVRD. O antigo ramal de Nova Era - MG, partia da Linha do Centro em General Carneiro, um bairro de Sabará - MG. No final de 1975, a parte de bitola métrica da 6ª Divisão Central, agora como 14ª Divisão Centro Norte, se fundiu com a 5ª Divisão Centro Oeste e deu origem à Superintendência Regional Belo Horizonte ou Superintendência Regional 2 - SR2. Este Carro Dormitório-cabine serviu na composição do Rápido Vitória a Minas até o início do ano de 1980.

Vídeo: Autobiografia de um Ferreomodelista

21.01.2010 às 07h37 - por heliojr

Autobiografia de um Ferreomodelista

Vídeo: A Gloriosa Central do Brasil nas Minas Gerais

às 07h36 - por heliojr

A Gloriosa Central do Brasil nas Minas Gerais

Newer Posts »
 
Clube Amantes da Ferrovia
Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Estação Ferroviária
Curitiba-PR - Fone (41) 3888-3488

Powered by WordPress
Posts(RSS) e Comentários (RSS).

Por Polvo Tecnologia e Comunicação